Assembleia Geral de 2024

Assembleia Internacional de 2024

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA OINA DE 23 DE ABRIL DE 2024

DECLARAÇÃO GERAL

A Assembleia Geral da OINA aprova a seguinte Declaração Geral:

1. A Organização Internacional Nova Acrópole (O.I.N.A.) vem desenvolvendo atividades ininterruptas em torno do Dia Mundial da Filosofia há mais de dezesseis anos em suas diferentes sedes ao redor do mundo; igualmente tem recomendado a realização de atividades por mais de cinco anos, próximo ao Dia da Mãe Terra, comemorado em todo o mundo no dia 22 de abril.

Neste sentido, recomenda-se que todas as associações nacionais não só continuem a desenvolver anualmente estas atividades, mas também incorporem anualmente a celebração do Dia das Artes realizando, por volta do dia 21 de junho e em todos os locais do mundo, atividades relacionadas com esta expressão da alma que engrandece o ser humano e que faz parte do objeto e propósitos sociais desta Organização.

2. A Assembleia Geral aprova a iniciativa da Direção Internacional de implementar atividades filosóficas, culturais e de voluntariado sob um lema comum, de acordo com os princípios e propósitos da O.I.N.A. Para o efeito, foi escolhido o lema “A Busca da Unidade para além das Diferenças”, que motivará e dará sentido aos programas internacionais, ou seja, Dia da Terra, Dia das Artes e Dia da Filosofia, que a OINA realiza todos os anos. Este lema reflete a realidade e aspiração da nossa organização internacional, expressa em numerosas declarações da Assembleia Geral anual e registada nas atas correspondentes.

Seguindo a proposta do lema, cada país associado à OINA organizará as suas atividades de acordo com os seus meios e possibilidades, sob a mesma aspiração de harmonizar a unidade e a diversidade que caracteriza os mais de 50 países onde trabalha para um mundo melhor.

3. A Assembleia Geral valorizou positivamente a disponibilidade dos voluntários da OINA para participar, colaborando nos esforços de busca e salvamento em conjunto com organizações públicas e privadas, no terramoto que devastou uma grande região de Marrocos em 2023.

4. De acordo com os seus princípios baseados na tolerância e na sua rejeição do uso da violência armada na resolução de conflitos, a OINA manifesta a sua profunda preocupação com a situação criada entre a Ucrânia e a Federação Russa e entre Israel e a Faixa de Gaza.

A Assembleia Geral recomenda que os países federados na OINA continuem a trabalhar pela paz e pela convivência entre os povos, como têm feito desde a sua fundação.