Assembleia Geral de 2023

ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA OINA DE 23 DE MARÇO DE 2023

DECLARAÇÃO GERAL

A Assembleia Geral da OINA aprova:

1. Diante do sofrimento que sofrem os povos envolvidos na guerra entre a Ucrânia e a Rússia, a Organização Internacional Nova Acrópole lamenta toda ação armada e defende uma solução pacífica para os problemas.

Nesse sentido, os voluntários da IONA, desde suas sedes ao redor do mundo, continuam colaborando para aliviar, na medida do possível, a dura situação que já afeta milhares de pessoas. New Acropolis espera que este conflito seja resolvido o mais rápido possível e espera que a paz seja restaurada em breve.

2. Destacar a contribuição que a OINA deu durante 2022 em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas, ODS 4, sobre Educação de Qualidade; ODS 15, sobre a vida dos ecossistemas terrestres; ODS 16, sobre Paz e Justiça, e ODS 17, sobre parcerias para atingir as metas. Reiterando que é fundamental que as atividades a serem realizadas neste ano sejam realizadas a partir de uma abordagem humana e pedagógica, que priorize a mudança da consciência individual e coletiva diante dos problemas que o mundo enfrenta.
  3. Destaque para o trabalho voluntário que tem sido realizado nas diferentes sedes da IONA em todo o mundo, entre os quais podemos destacar a ajuda aos mais necessitados, a proteção do meio ambiente, a plantação de árvores, a ajuda aos idosos, a proteção para os sem-teto, refeitórios de que beneficiam pessoas sem recursos, ações para fornecer energia barata e não poluente em vários centros rurais da Europa e da América e programas de educação sanitária e esportiva que melhoram o estilo de vida.
  4. Convidar todas as associações nacionais a continuar o trabalho de promoção da Filosofia. Em particular, destacar a continuidade do trabalho realizado por mais de 15 anos em torno do Dia Mundial da Filosofia por iniciativa da UNESCO, uma celebração que une os esforços de mais de 400 sedes da Nova Acrópole. Fazemos eco da mensagem do diretor geral da referida organização, por ocasião da celebração do referido dia mundial em 2022, afirmando que: ” Diante da magnitude dos desafios contemporâneos, é nossa própria concepção de humanidade que deve ser reexaminada, considerando abertamente todos os pontos de vista, em particular, nesta Década Internacional das Línguas Indígenas, o que as filosofias indígenas podem fazer para mudar nossa forma de pensar ver o mundo, assim como nossa maneira de viver nele”.
  5. Insistamos todas as associações na sua participação ativa na comemoração do Dia da Mãe Terra que se celebra mundialmente a 22 de abril. A Assembleia Geral da IONA recomenda a realização de atividades que promovam e valorizem a proteção do nosso planeta.
  6. Reafirmamos nossa convicção de que a filosofia e o acesso ao conhecimento não devem ser apenas teóricos, mas também práticos. Neste sentido, é necessário destacar o trabalho de formação realizado para todos aqueles seres humanos que se aproximam das nossas associações através da nossa fórmula pedagógica que promove a filosofia, a cultura e o voluntariado. Uma educação que priorize o respeito ao próximo, como sinal de uma verdadeira convivência que nos torne a todos mais humanos e tolerantes.
  7. A Assembleia Geral avaliou positivamente a disponibilidade dos voluntários do IONA para deslocarem-se aos locais devastados, colaborando no trabalho de busca e salvamento junto com entidades públicas e privadas, como ocorreu no caso dos terremotos que devastaram extensas áreas da Síria e da Turquia. Equipas bem treinadas e especializadas juntaram-se aos voluntários de vários países, contribuindo com a sua boa vontade e experiência.